Setembro de 2008
Projeto
serviço único, que vise à satisfação do cliente ou solução de um problema. Temporário, significa
que ele tem um começo e o fim bem definidos. Único, porque o produto ou serviço definido é de
alguma forma, diferente de todos os produtos semelhantes. Sua política envolve compromisso,
intenções ou diretrizes globais relativas a um público alvo, declarações expondo as intenções,
princípios em relação ao desempenho global, que provê uma estrutura para ações e definições de
seus objetivos e metas. Ele é particular de seus articuladores e participantes em geral.
Como um projeto é intencional, devem-se levar em conta alguns aspectos para sua
elaboração, tais como:
*Tema Gerador – para atender as necessidades da comunidade, o tema deve ser
escolhido com a cooperação de todos, professores e alunos, por quem o problema
será identificado;
*Público Alvo - o aluno é o “cliente”, sua participação é fundamental. Deve-se levar
em conta sua vivência, necessidades e curiosidades, pois ele é agente principal do
processo aprendizagem;
Diretrizes – deve haver uma limitação de cenário, quem e quantos se pretendem
atingir; quais as hipóteses e soluções para o problema proposto;
Estratégias – construir o meio pelo qual se espera cumprir os compromissos
estabelecidos na política, assim como as atividades previstas para realização;
Objetivos e Metas – são propósitos globais que um projeto propõe a atingir,
requisitos de desempenho de trabalho que ajuda organizar o acompanhamento e a
avaliação;
Documentação e Registro – as etapas do processo devem ser registradas, e
documentadas para acompanhamento e avaliação do mesmo, de modo que se possa “ajustar”, reformular e adequar o projeto sempre que necessário;
Cronograma – o tempo ajuda a definir seus prazos, o que pode fases do seu projeto;
Publicação e Divulgação – enfim, depois de executado, os trabalhos devem ser
divulgados, de modo criativo e atraente.
Devemos lembrar que nesse processo de aprendizagem, o professor e o estimulador, que vai orientar naquilo que for necessário, de forma que quanto mais interdisciplinares forem as atividades, mais rico ficará o projeto. Para isso o grupo deve separar momentos par avaliação, discussão, conseguir parcerias e estimular sempre, visando à transformação do espaço e a interação mútua entre toda comunidade envolvida no projeto.
Bibliografia:
Bibliografia:
Celeirro de Projetos. Disponível em:
http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/projetos_home.asp
Cerdej/Extenção. Disponível em:
http://extensao.cederj.edu.br/material_didatico/ied01/arqs/atvf_aprendendoComProjetos.pdf
FAGUNDES, Lea – Mensagem Circulada na Lista de Discussão dos
Multiplicadores em ABRIL/2000Disponível em:
http://extensao.cederj.edu.br/material_didatico/ied01/arqs/atvf_mensagensInternetLeaFangundes.pdf
MAGALI, -Profª. Fábia .Aprendendo com Projetos . Disponível em:
http://www.extensao.cederj.edu.br/saladeaula/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=224
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