• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Modificando O Modo De Ensinar

Modificando O Modo De Ensinar



Estamos vivendo a maior era tecnológica. São diversos aparelhos eletrônicos, reconhecimento biométrico na identificação funcional, eBeam( o famoso quadro interativo), mídias variadas com as mais ricas funções na escola, a TV digital, a Web 2.0, a descoberta de várias doenças, a cura de muitas outras, tudo numa aparição relâmpago.



Lembro-me da época em que assistia os Jetson, família futurista com babá robótica, carro que voa, comida totalmente industrializada que cabiam em pequenos pacotes ou pílulas. O caderno era uma espécie de computador portátil com uma anteninha onde o filho mais novo fazia suas tarefas ou trocava informações com seu professor. Teve de alta definição, vídeo comunicador, dentre outras tecnologias.



A visão desse desenho hoje é um fato real, essas tecnologias fazem parte da nossa realidade e qualquer criança está acostumada a lidar com ela ou pelo menos já hás conhecem.


É necessário que o professor acompanhe as mudanças também no modo de ensinar e fazer dessas tecnologias aliadas para uma nova visão de aprender.


Exemplo de ferramentas que podem ser usadas como TIC'S


SlideShare Site com vários documentos em forma de slides.


Mozilla Firefox é um 0 e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation (em português: Fundação Mozilla) com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.


YouTube site de vídeos gratuitos na internet com milhões de clipes, documentários, músicas, shows, aulas e muito mais.


Gmail (também GMail, Google Mail ou Giga Mail) é um serviço gratuito de e-mail criado pelo Google em 2004.


Google Maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.


Google Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS).


iGoogle trata-se de uma página web inicial personalizada do Google. Nela se pode escolher algum tema visual e também adicionar gadgets disponíveis.


Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser.


BrOffice.org é o nome adotado no Brasil da suíte para escritório OpenOffice.org


Microsoft Office é uma suíte de aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos.


Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.


Audacity é um software livre de edição digital de áudio.


Adobe, leitor de arquivos PDF, editor de imagens profissional, dentre outros.


Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias


Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações) caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.


A Web 2.0 oferece meios para a interatividade com a pesquisa, a procura, a curiosidade, o aprendizado. Cabe ao professor ser um provocador, a pessoa que vai despertar esse interesse pelo aprender. O ambiente colaborativo é muito mais dinâmico, construtivista e integrador desses conhecimentos.


Crie seu blog, seu wiki, faça suas próprias edições de música, coloque os trabalhos de seus alunos na internet, crie um ambiente mais colaborativo para seus alunos, dê a eles desafios e o prazer de investigar.


Caminhamos para uma época em que ensinar e aprender caminhos juntos, professor e aluno buscam juntos os conhecimentos. Educar é preparar o aluno para que ele saiba superar as barreiras que irá encontrar pela vida. Uma aula presencial só valerá a pena ser for significativa, o professor tem que reaprender o seu papel de colaborador, tutor, ouvinte, dinamizador, integrador e tudo mais que for necessário para que o aluno descubra o prazer de aprender.

Fontes Consultadas:
Moram, disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/modificar.htm>
<http://www.eca.usp.br/prof/moran/ensinar.htm>
by Elaine Pacheco, disponível em:<http://byelainepacheco.blogspot.com/>
Comunidade Moodle Brasil_O Bom Professor, disponível em:
<http://www.moodlebrasil.net/moodle/login/index.php>
Wikipédia, disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal>


Check out this SlideShare Presentation:

1 comentários:

Biosfera disse...

Realmente as mídias na educação são fundamentais. Levamos a bandeira da utilização favoravel da tecnologia na sala de aula das escolas aqui no MS.

Parabéns pela iniciativa e pelos textos,

abração

visite-nos

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates