• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tux




Linux

O Linux foi inicialmente criado, como um hobbie, por Linus Torvalds, na altura estudante da Universidade de Helsínquia, Finlândia. Linus tinha um elevado interesse no Minix, um pequeno sistema Unix, e decidiu desenvolver um sistema que excedesse os standards do Minix.
Começou o seu trabalho em 1991, altura em que lança a versão 0.02 e trabalhou arduamente até 1994, altura em que a versão 1.0 do kernel do Linux foi lançada. A versão actual (estável) é a 2.6 sendo que o desenvolvimento de novas versões não para, e está sob licença GPL.


Tux



Mascote oficial da Linux, Tux é um pinguim muito simpático que já ganhou diversas versões, muito conhecido no meio da informática, ele ganha cada vez mais fãs dispostos a melhorar o sistema operacional, e é claro, a aparência de seu mascote.



“Em 1996, muitos integrantes da lista de discussão Linux-Kernel estavam discutindo sobre a criação de um logótipo ou de um mascote que representasse o Linux.
Muitas das sugestões eram paródias ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido.
Outros eram monstros ou animais agressivos (pelo menos lendariamente), como tubarões e águias. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em uma mensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.


“Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um “pinguim sustentando o mundo”. Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse
pinguim tivesse uma imagem simples: um pinguim “gordinho” e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes.
Torvalds também não achava atraente a ideia de algo agressivo, mas sim a ideia de um pinguim simpático, do tipo em que as crianças perguntam “mamãe, posso ter um desses também?”
Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pinguim. Isso realmente acontece.”(InfoWester)
O Tux original tem uma ar mais doce e meigo de um pinguim branco e preto , parece que está de frak. Mas a partir do uso do Gimp( um editor de imagens bitmap, um programa para criação e edição de imagens), essa doçura começou a mudar. perfil dese personagem para uma aparência mais forte. Creio que isso é devido ao movimento de software livre que vem se fortalecendo cada dia mais.

Essa escolha de um pinguim para mascote ou garoto propaganda, foi mesmo uma ótima ideia, pois Tux virou uma febre no mundo inteiro.

Sua figura está estampada em camisas, existem bichos de pelúcia, games, telefones e outros artigos. Esse pinguim tem sido um forte aliado para Linux ( que na verdade é uma grande comunidade), pois quando ele aparece é da marca Linux que todos lembram.







Fontes:
A História de Tux, o pinguim símbolo da Linux.
Larry Ewing .
O que é GNU Linx












0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates