• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

domingo, 1 de julho de 2012

Aprendendo a aprender

"Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais."
(Wikipédia)
As tecnologias são criadas para ajudar o homem modificando sua ação no mundo, ou seja, o uso das tecnologias potencializam os sentidos e a capacidade humana.

Hoje podemos contar com diversos programas, ferramentas, aplicativos, mídias e sites de armazenamento de memórias, com a Web 2.0 essas memórias são de fácil acesso e disseminação. 

As informações circulam livremente pela Web partilhando todo conhecimento, dados, imagens, sons e todo tipo de arquivos disponíveis nas redes de computadores de modo a facilitar muito a educação em todos os níveis e necessidades. Por exemplo, pessoas que precisam estudar, mas não dispõem de tempo para frequentar uma instituição de ensino presencial. 

Essa facilidade e tecnologia mudou a percepção da Educação a Distância (EAD), agora é possível estudar sem sair de casa ou do trabalho em qualquer lugar, fazendo o seu próprio horário. 


 A EAD

As tecnologias da Informação e Comunicações atuais ampliam as possibilidades da comunicação, lazer, aquisição de conhecimento e formas de trabalho. As redes sociais são hoje as maiores cadeias de informação e compartilhamento da Web 2.0 fazendo gerar um novo estilo de vida e aprendizagem, abrindo um leque de oportunidades, interação e acesso a informações oferecidas de forma gratuita pela Web.

Assim a Educação a Distância (EAD) que até pouco tempo restringia-se ao ensino por correspondência e aulas televisivas, hoje, apoiada pelas novas tecnologias, encontra-se fortalecida com a possibilidade de redes interconectadas de computadores.

 O que é EAD?
 
Segundo Moran a educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde os professores e alunos estão separados espacial e/ou temporal.

“É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.” (MORAN).

O processo de aprendizagem em EAD é um processo de construção particular do indivíduo, com base em suas próprias vivências e experiências e na interação de outras pessoas envolvidas no processo de aprendizagem: colegas e tutores.

A EASD pode usar vários meios de comunicação como instrumento de aprendizagem, também as mídias são de grande ajuda, como por exemplo, o rádio, a TV e a internet, esses podem contribuir como recursos didáticos.

Recursos didáticos são meios às estratégias e atividades e utilizadas para auxiliar o educando a realizar aprendizagem, são os meios que possibilitam o processo ensino-aprendizagem com vários recursos: exercícios, leituras, reflexões, fórum, jogos, enquetes etc.
Para que essas informações sejam guardadas ou disponibilizadas são necessários suporte para EAD. Suporte são os meios de armazenamento tais como:  CD/DVD,pen drive, portais, blogs, Moodle, e-Proinfo, Youtube, G+, GoogleDocs, Portal do Professor, mais.me, 4shared, entre outros.

A definição oficial de Educação a Distância, conforme o Decreto 5.622/05 do Ministério da educação (MEC) diz o seguinte:

Caracteriza-se educação a distância como uma modalidade educacional na qual a mediação didática pedagógica nos processos de ensino aprendizagem ocorre com utilização de meios de tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.


Vantagens da EAD. 
  
São muitas a s vantagens da EAD, podemos dispor algumas:
  • Aprendizagem colaborativa.
  •   Flexibilidade.
  •  Ampliação de recursos Didáticos.
  • Redução de custos.
  •   Interação.
  •  Autonomia.
  •  Democratização de acesso ao conhecimento.
Podemos também citar alguns aspectos que podem intervir no êxito de um programa de EAD:
  •  Menor socialização entre os próprios alunos e entre tutores.
  • Dificuldades dos alunos em usar tecnologia.
  •  Necessidade de alguns alunos apresentarem características pessoais como disposição para aprender, disciplina e responsabilidade.
  •  Dificuldade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo (contexto da educação corporativa).
Alguns dos problemas apontados podem ser resolvidos com a prática na EAD, para que essa modalidade se transforma em uma cultura de aprendizado.


Ferramentas para EAD: 



 O Moodle é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos - Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. Para funcionar, ele precisa ser instalado em um servidor web, em um de seus próprios computadores ou numa empresa de hospedagem.



O Blogger é o maior serviço de hospedagem de blogs do mundo. Foi criado pela Pyra Labs, empresa fundada por Evan Williams, que, mais tarde, ficaria famoso como um dos fundadores do Twitter. O serviço começou a operar em 1999 e foi comprado pelo Google em 2003.

O Twitter não tem uso definido sendo versátil e flexível. É uma ferramenta online que divulga links, textos, bate-papo tudo isso no pôster de 140 caracteres.


Picasa é um programa de computador que inclui a edição digital de fotografias e cuja função principal é organizar a coleção de fotos digitais presentes no computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas por parte do usuário do software. Foi criado pela empresa Picasa, Inc., adquirida em julho de 2004 pelo Google. A partir de então, a empresa norte-americana passou a oferecer o programa gratuitamente em sua página na Internet. Em janeiro de 2009, quase cinco anos após seu lançamento inicial, Google finalmente anunciou na MacWorld daquele ano o lançamento do Picasa para Mac.[1] O programa tem total integração com o serviço gratuito Picasa Web, de armazenamento e compartilhamento de fotos online, também do Google.

Imagens do Google. A pesquisa de imagens mais completa da web.


Acesse seu trabalho a qualquer momento e em qualquer lugar

O Google Docs usa de forma segura a tecnologia da web, garantindo sua produtividade no escritório, em viagens, em casa e no celular, mesmo que você esteja off-line.

Funciona em todos os sistemas operacionais

O Google Docs funciona no navegador de PCs, Macs e computadores Linux e oferece suporte a formatos populares como .doc, .xls, .ppt e .pdf.

Carregue e compartilhe arquivos com facilidade

Os arquivos armazenados no Google Docs estão sempre acessíveis e têm backup on-line.

O Google Chrome é um navegador que combina tecnologias sofisticadas com um design simples para tornar a web mais rápida, mais segura e mais prática.


 O serviço de tradução on-line gratuito do Google traduz instantaneamente textos e páginas da web.
 O Google apresenta ainda outras ferraemntas que oferecem mapas , localização, grupos, emprezas, confer^wncias e muito mais.




Prezi é uma ferramenta de apresentação totalmente gratuita e disponível na Web.

O que faz o Prezi diferente do PowerPoint, do Impress do BrOffice, SlideShare e outras ferramentas de apresentação de slides e sua apresentação.

Prezi é uma ferramenta de apresentação não linear, ou seja, os slides não são apresentados como uma linha do tempo.

No Prezi é possível partir de uma só figura e girar até 360°, dar zoom. Arrastar a apresentação que é totalmente interativa e dinâmica.


Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer vale clicar e explorar o “Túnel de Mídias” do Projeto “Teia da Vida”.

“Teia da Vida procura refletir, informar e gerar capacidades na área de Biologia conectada a outros olhares numa perspectiva interdisciplinar e num contexto de complexidade que pensamos responder o que a própria vida é.”
Projeto Teia de Vida.

Os alunos que já estão acostumados a brincar em jogos de sites sociais também gostaram de aprender brincando.
Podemos observar que a educação está mudando e que são muitas as possibilidades de aprender e ensinar.
Para conhecer outras dicas de ferramentas para EAD, explore nosso blog:
As Redes sociais  
Tecnologias na Escola 
Redes Sociais x Escola
Ferramentas
Quadrinhos 
eBook 


Fontes:

 CHROME. Disponível: https://www.google.com/chrome?hl=pt-br. Acesso: 01 de julho de 2012.

 BLOGGER. Disponível em: http://www.blogger.com/home. Acesso: 01 de julho de 2012.

DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm Acesso: 01 de julho de 2012.

UINDUOS LAIVE RÓTMEIO. Imagem. Disponível em: http://rotimeiopontocom.blogspot.com.br/2012/03/turmas-8080-e-8052-atividades-ead-do.html. Acesso:  Acesso: 01 de julho de 2012.

MOCHILEIRO CORPORATIVO. Aprendendo a aprender: a persistência supera o talento. Disponível em: http://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/2011/05/16/aprendendo-a-aprender-a-persistencia-supera-o-talento/. Acesso: 01 de julho de 2012.

MOODLE.ORG. Disponível em:  http://moodle.org/.  Acesso: 01 de julho de 2012.

MORAN, José Manoel. O que é educaçãoa distância. Disponível em:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso: 01 de julho de 2012.

SUAPESQUISA.COM. A História da Internet.Disponível em: http://www.suapesquisa.com/internet/. Acesso: 01 de julho de 2012.

WiKIPÉDIA. Aprendizagem. Dusponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprender. Acesso: Acesso: 01 de julho de 2012.

WIKIPÈDIA. Picasa. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Picasa. Acesso: Acesso: 01 de julho de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates