Por:
Profª. CATIA NAZARENO
Profª. ELAINE PACHECO
Profª. FERNANDA DE FÁTIMA
Profª. PATRÍCIA BARRETO
Profª. ROSA MARIA MENDES
PÚBLICO ALVO:
Alunos da V a VIII fase da EJA;
Comunidade Escolar em Geral.
INTRODUÇÃO
Metas:
01 Semana para discussões e apresentação do projeto; Apresentação da Música geradora: 01 aula; Reflexão e debate sobre a Declaração dos Direitos da Água: 01 ou 02 aulas:
Avaliação: 01 aula.
Culminância: 01 dia.
Profª. CATIA NAZARENO
Profª. ELAINE PACHECO
Profª. FERNANDA DE FÁTIMA
Profª. PATRÍCIA BARRETO
Profª. ROSA MARIA MENDES
PÚBLICO ALVO:
Alunos da V a VIII fase da EJA;
Comunidade Escolar em Geral.
INTRODUÇÃO
A água é uma substância primordial para o planeta Terra e fonte da vida, ela compõe 70% do planeta, que poderia ser chamado de "Planeta Água", e curiosamente o mesmo percentual do nosso corpo."A água é o sangue da Terra" (Filósofo chinês – séc IV a.C.). Esse líquido é o mesmo desde a era dos dinossauros, mudando de estado físico, sendo poluída, desperdiçada, contaminada, ela se faz necessária a todos (ecossistema, indústria, etc).
O problema da escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta, mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o aumento da população mundial, e portanto das atividades agrícolas e industriais, está reduzindo a qualidade desse recurso e tornando-o mais escasso em algumas regiões.por isso nós, educadores, estudantes,comunidade e população em geral, devemos fazer a nossa parte para que esse quadro mude.
Nossa Unidade Escolar (UE) encontra-se numa comunidade carente, com cerca de mil a mil e quinhentos habitantes, cercada por loteamentos irregulares sem saneamento, sem iluminação, as redes de água são clandestinas.
A comunidade (...) possui água tratada, mas não possui o hábito de filtrá-la ou economizá-la, devido à abundância de água doce. Seu uso indiscriminado é notado através das mangueiras para brincadeiras na rua ou até mesmo pelo cano quebrado que é utilizado pela com forma de lazer.
Nossa UE conta com cerca de 1200 a 1400 alunos, onde pelo menos 500 são da EJA.
Estamos aos pés da Serra de Madureira/Mendanha, rodeados de vegetação, próximos ao rio Guandu e a estação de tratamento da CEDAE (Companhia Estadual De Água e Esgoto) que trata e distribui para cerca de 70% do Estado do Rio de Janeiro.
Delimitação do Cenário:
Nossa Unidade Escolar (UE) encontra-se numa comunidade carente, com cerca de mil a mil e quinhentos habitantes, cercada por loteamentos irregulares sem saneamento, sem iluminação, as redes de água são clandestinas.
A comunidade do Conjunto Grão-Pará possui água tratada, mas não possui o hábito de filtrá-la ou economizá-la, devido à abundância de água doce. Seu uso indiscriminado é notado através das mangueiras para brincadeiras na rua ou até mesmo pelo cano quebrado que é utilizado pela com forma de lazer.
Nossa UE conta com cerca de 1200 a 1400 alunos, onde pelo menos 500 são da EJA.
- Estamos aos pés da Serra de Madureira/Mendanha, rodeados de vegetação, próximos ao rio Guandu e a estação de tratamento da CEDAE (Companhia Estadual De Água e Esgoto) que trata e distribui para cerca de 70% do Estado do Rio de Janeiro
Tema Gerador:
As crises ambientais, traduzidas pelas diversas violações ao meio ambiente natural e sociocultural do nosso planeta, foi intensificada nas últimas décadas apartir da expansão do modelo capitalista.
- O resultado apresenta-se como intensas desigualdades que geram profundo impacto no campo da saúde e nos demais aspectos das relações humanas e da vida do planeta.
A escassez da água já atinge várias cidades do Brasil com pouca disponibilidade de água. A população da Terra multiplicou-se por três no século XX, enquanto o consumo da água cresceu seis vezes em relação aos séculos.
Vários fatores contribuem para ameaçar a disponibilidade hídrica no planeta, tais como: desmatamento nas margens dos rios, lagos e demais reservatórios naturais de água. Um exemplo muito próximo é o rio Guandu que está com seu nível a baixo do esperado o que significa que grande parte da população do Estado do Rio de Janeiro corre um grande risco de ficar sem água, incluindo nós.
É nossa obrigação zelar, respeitar e reverenciar a natureza – nesse caso particular, a água – que são atitudes de qualquer pessoa consciente já no presente o que resultará em melhores condições para as futuras gerações. Nossa existência está intrinsecamente ligada a água.
Diretrizes:
- Promover a integração entre a UE e a comunidade;
- Contribuir para o fortalecimento da autonomia dos alunos;
- Integrar o projeto ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da UE;
- Trabalhar a igualdade de valores entre direitos e deveres;
- Promover a conscientização sobre as questões ligadas ao uso racional da água;
Intervir na realidade para transformá-la;
Estratégias:
- Apresentar o Plano de Ação ao corpo docente, discente e pais representantes para que possa ser discutido;
- Iniciar o desenvolvimento do Plano de Ação com atividades em sala de aula;
- Iniciar as atividades com apresentação de músicas alusivas a água;
- Trabalhar a "Declaração Universal dos Direitos da Água";
- Sempre que possível, utilizar exemplos ligados ao cotidiano escolar.
Metas:
- Meio ambiente e a ação do homem;
- Mudança de hábitos e preservação;
- Organizar uma campanha escolar;
- Montar esquemas e maquetes;
- Trabalhar música;
- Promover jogos educativos;
- Realizar oficinas;
- Reunir a comunidade para a culminância do projeto;
- Trabalhar os temas transversais engajados no projeto;
- Envolver todas as disciplinas;
- Produzir cartazes;
- Produzir um VCD no fechamento do projeto;
- Atingir 100% dos alunos da EJA
Objetivos:
- Sensibilizar o público-alvo quanto às questões ambientais;
- Perceber que a água doce é essencial para a vida humana e que ela é limitada;
- Formar agentes transmissores de conhecimento;
- Organizar dados, informações e instrumentos que possam integrar o projeto "A Crise da Água".
Cronograma:
Avaliação: 01 aula.
Culminância: 01 dia.
ETAPAS:
- Reunir toda comunidade escolar (professores,repre-
sentante de pais e alunos );
Divulgar o projeto em todos os segmentos; - Refletir:
Monitorar os alunos quanto às pesquisas e atividades extra-clases; - Avaliar por meio de fichas e dispositivos sugeridos e pelos alunos;
Apresentar os resultado final do projeto num dia de evento especial, culminância.
Resultados Esperados:
- Mobilizar a comunidade escolar;
- Mudar o comportamento dos participantes;
- Atingir o máximo de espectadores possíveis;
- Integrar comunidade-escola;
- Conscientizar a comunidade quanto aos temas geradores.
Procedimentos:
- Fazer levantamento de hábitos e atitudes;
- Passar vídeo alusivo à água;
- Convidar palestrantes;
- Divulgar a campanha educativa;
- Trabalhar as músicas com os alunos;
- Utilizar o laboratório de Informática para pesquisas, criação de slides e produção dos demais materiais
ATIVIDADES:
- Palestras;
- Oficinas;
- Apresentação musical;
- Campanha de conscientização;
- Vídeo;
- Músicas;
- Debates;
- Visita a CEDAE
- Pesquisas.
Projeto Elaborado e realizado em 2006.
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