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quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Crise Da Água - Parte 1

Por:
Profª. CATIA NAZARENO
Profª. ELAINE PACHECO
Profª. FERNANDA DE FÁTIMA
Profª. PATRÍCIA BARRETO
Profª. ROSA MARIA MENDES


PÚBLICO ALVO:
Alunos da V a VIII fase da EJA;
Comunidade Escolar em Geral.

INTRODUÇÃO

  • A água é uma substância primordial para o planeta Terra e fonte da vida, ela compõe 70% do planeta, que poderia ser chamado de "Planeta Água", e curiosamente o mesmo percentual do nosso corpo."A água é o sangue da Terra" (Filósofo chinês – séc IV a.C.). Esse líquido é o mesmo desde a era dos dinossauros, mudando de estado físico, sendo poluída, desperdiçada, contaminada, ela se faz necessária a todos (ecossistema, indústria, etc).

  • O problema da escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta, mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o aumento da população mundial, e portanto das atividades agrícolas e industriais, está reduzindo a qualidade desse recurso e tornando-o mais escasso em algumas regiões.por isso nós, educadores, estudantes,comunidade e população em geral, devemos fazer a nossa parte para que esse quadro mude.


  • Nossa Unidade Escolar (UE) encontra-se numa comunidade carente, com cerca de mil a mil e quinhentos habitantes, cercada por loteamentos irregulares sem saneamento, sem iluminação, as redes de água são clandestinas.

  • A comunidade (...) possui água tratada, mas não possui o hábito de filtrá-la ou economizá-la, devido à abundância de água doce. Seu uso indiscriminado é notado através das mangueiras para brincadeiras na rua ou até mesmo pelo cano quebrado que é utilizado pela com forma de lazer.

  • Nossa UE conta com cerca de 1200 a 1400 alunos, onde pelo menos 500 são da EJA.

  • Estamos aos pés da Serra de Madureira/Mendanha, rodeados de vegetação, próximos ao rio Guandu e a estação de tratamento da CEDAE (Companhia Estadual De Água e Esgoto) que trata e distribui para cerca de 70% do Estado do Rio de Janeiro.


Delimitação do Cenário:


  • Nossa Unidade Escolar (UE) encontra-se numa comunidade carente, com cerca de mil a mil e quinhentos habitantes, cercada por loteamentos irregulares sem saneamento, sem iluminação, as redes de água são clandestinas.

  • A comunidade do Conjunto Grão-Pará possui água tratada, mas não possui o hábito de filtrá-la ou economizá-la, devido à abundância de água doce. Seu uso indiscriminado é notado através das mangueiras para brincadeiras na rua ou até mesmo pelo cano quebrado que é utilizado pela com forma de lazer.

  • Nossa UE conta com cerca de 1200 a 1400 alunos, onde pelo menos 500 são da EJA.
  • Estamos aos pés da Serra de Madureira/Mendanha, rodeados de vegetação, próximos ao rio Guandu e a estação de tratamento da CEDAE (Companhia Estadual De Água e Esgoto) que trata e distribui para cerca de 70% do Estado do Rio de Janeiro


Tema Gerador:
As crises ambientais, traduzidas pelas diversas violações ao meio ambiente natural e sociocultural do nosso planeta, foi intensificada nas últimas décadas apartir da expansão do modelo capitalista.

  • O resultado apresenta-se como intensas desigualdades que geram profundo impacto no campo da saúde e nos demais aspectos das relações humanas e da vida do planeta.

  • A escassez da água já atinge várias cidades do Brasil com pouca disponibilidade de água. A população da Terra multiplicou-se por três no século XX, enquanto o consumo da água cresceu seis vezes em relação aos séculos.

  • Vários fatores contribuem para ameaçar a disponibilidade hídrica no planeta, tais como: desmatamento nas margens dos rios, lagos e demais reservatórios naturais de água. Um exemplo muito próximo é o rio Guandu que está com seu nível a baixo do esperado o que significa que grande parte da população do Estado do Rio de Janeiro corre um grande risco de ficar sem água, incluindo nós.

  • É nossa obrigação zelar, respeitar e reverenciar a natureza – nesse caso particular, a água – que são atitudes de qualquer pessoa consciente já no presente o que resultará em melhores condições para as futuras gerações. Nossa existência está intrinsecamente ligada a água.

Diretrizes:

  • Promover a integração entre a UE e a comunidade;
  • Contribuir para o fortalecimento da autonomia dos alunos;
  • Integrar o projeto ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da UE;
  • Trabalhar a igualdade de valores entre direitos e deveres;
  • Promover a conscientização sobre as questões ligadas ao uso racional da água;
    Intervir na realidade para transformá-la;


Estratégias:

  • Apresentar o Plano de Ação ao corpo docente, discente e pais representantes para que possa ser discutido;
  • Iniciar o desenvolvimento do Plano de Ação com atividades em sala de aula;
  • Iniciar as atividades com apresentação de músicas alusivas a água;
  • Trabalhar a "Declaração Universal dos Direitos da Água";
  • Sempre que possível, utilizar exemplos ligados ao cotidiano escolar.


Metas:
  • Meio ambiente e a ação do homem;
  • Mudança de hábitos e preservação;
  • Organizar uma campanha escolar;
  • Montar esquemas e maquetes;
  • Trabalhar música;
  • Promover jogos educativos;
  • Realizar oficinas;
  • Reunir a comunidade para a culminância do projeto;
  • Trabalhar os temas transversais engajados no projeto;
  • Envolver todas as disciplinas;
  • Produzir cartazes;
  • Produzir um VCD no fechamento do projeto;
  • Atingir 100% dos alunos da EJA


Objetivos:

  • Sensibilizar o público-alvo quanto às questões ambientais;
  • Perceber que a água doce é essencial para a vida humana e que ela é limitada;
  • Formar agentes transmissores de conhecimento;
  • Organizar dados, informações e instrumentos que possam integrar o projeto "A Crise da Água".


Cronograma:

Duração: 01 bimestre ou 60 dias;
  • 01 Semana para discussões e apresentação do projeto;
  • Apresentação da Música geradora: 01 aula;
  • Reflexão e debate sobre a Declaração dos Direitos da Água: 01 ou 02 aulas:
    Avaliação: 01 aula.
    Culminância: 01 dia.
  • ETAPAS:

    1. Reunir toda comunidade escolar (professores,repre-
      sentante de pais e alunos );
      Divulgar o projeto em todos os segmentos;
    2. Refletir:
      Monitorar os alunos quanto às pesquisas e atividades extra-clases;
    3. Avaliar por meio de fichas e dispositivos sugeridos e pelos alunos;
      Apresentar os resultado final do projeto num dia de evento especial, culminância.


    Resultados Esperados:

    • Mobilizar a comunidade escolar;
    • Mudar o comportamento dos participantes;
    • Atingir o máximo de espectadores possíveis;
    • Integrar comunidade-escola;
    • Conscientizar a comunidade quanto aos temas geradores.


    Procedimentos:

    • Fazer levantamento de hábitos e atitudes;
    • Passar vídeo alusivo à água;
    • Convidar palestrantes;
    • Divulgar a campanha educativa;
    • Trabalhar as músicas com os alunos;
    • Utilizar o laboratório de Informática para pesquisas, criação de slides e produção dos demais materiais


    ATIVIDADES:

    • Palestras;
    • Oficinas;
    • Apresentação musical;
    • Campanha de conscientização;
    • Vídeo;
    • Músicas;
    • Debates;
    • Visita a CEDAE
    • Pesquisas.

    Projeto Elaborado e realizado em 2006.

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