• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Crise Da Água - Parte 2


A CRISE DA ÁGUA - MÚSICAS
POR:
Profª. CATIA NAZARENO
Profª. ELAINE PACHECO
Profª. FERNANDA DE FÁIMA
Profª. PATRÍCIA BARRETO
Profª. ROSA MARIA MENDES


Letras de Músicas com Água

Este projeto consiste em levar aos alunos da EJA , o conhecimento necessário, para que possam multiplicar conceitos e práticas sobre o uso racional da água.
Como muitos escritores e cantores se rendem aos encantos desse líquido tão precioso, sugerimos aqui algumas letras de músicas que tenham relação com a água para realização do projeto “A Crise da Água”:

01. Guilherme Arantes - Planeta Água
02. Djavan – Oceano
03. Jorge Ben Jor - Chove Chuva
04. Luíz Gonzaga - Asa Branca
05. Tim Maia - Azul da Cor do Mar
06. Baby Do Brasil - Menino do Rio
07. Tom Jobim - Águas De Março
08. João Gilberto - O Barquinho
09. Lulu Santos - Como uma onda
10. Elvis Presley - Bridge Over Troubled Water
Elvis Presley - Bridge Over Troubled Water (tradução)
11. Faz Chover (Let It Rain) – Gospel
12. Tim Maia - O Descobridor dos Sete Mares
13. Sandy e Junior - Príncipe das Mares
14. Kleber Lucas - Rio da Vida
15. João Bosco - O Mestre Sala dos Mares
16. Djavan - Lilás
17. Chuva de Prata
18. Guilherme Arantes - Deixa Chover 19. Gilberto Gil - Onda Azul 20. Timbalada - Água Mineral
21. Vinny - Na Gandaia
22. Vanessa da Mata - A Força Que Nunca Seca
23.Gal Costa - Azul

Guilherme Arantes - Planeta Água Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do
ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao
sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco
de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no
leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é
misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar
nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a
plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na
inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que
encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo
da terra
Terra, planeta água...
Djavan - Oceano Djavan

Assim
Que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim

Enfim
De tudo que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri
Amar é um deserto
E seus temores
Vida que vai na sela
Dessas dores
Não sabe voltar
Me dá teu calor
Vem me fazer feliz
Porque eu te amo
Você deságua em mim
E eu oceano
Esqueço que amar
É quase uma dor
Só sei
Viver
Se for
Por você

© 1989 Luanda Edições Musicais Ltda.

Jorge Ben Jor - Chove Chuva

Intro: Am D7
Dm G7 Am Dm G7
Am
Chove chuva, chove sem parar, chove chuva, chove sem
parar
A7 Dm G7 Am7
Pois eu vou fazer uma prece pra Deus nosso senhor,
Dm G7 Am7
Pra chuva parar de molhar o meu divino amor
D7 Am7 Dm
G7 Am7
Que é muito lindo, é mais que o infinito, é puro e
belo inocente como a flor
Dm G7 Am7
Por favor chuva ruim, não molhe mais o meu amor assim
A7 Dm G7 Am7

Luíz Gonzaga - Asa Branca Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Então eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Longe longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chores não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Tim Maia - Azul da Cor do Mar

Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi

E na vida a gente tem que entender
Que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri

Thuru thururu ru aaaa...

Mas quem sofre sempre tem procurar
Pelo menos vir a achar
Razão para viver

Ver na vida algum motivo pra sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar

Baby Do Brasil - Menino do Rio

C Eb°
Menino do Rio, calor que provoca arrepio
Dm G7 Dm G7
Dragão tatuado no braço, calção corpo aberto no
espaço
Gm C7 F Ab
Coração de eterno flerte, adoro ver-te
C Eb°
Menino vadio, tensão flutuante do rio
Dm G7 Em
Eu canto para Deus proteger-te
A7 D7 Dm G7 C Em
O Havaí, seja aqui, tudo o que tu sonhares
A7 Dm Eb° Em A7
Todos os lugares, as ondas dos mares
Ab
Pois quando eu te vejo eu desejo o teu desejo
C Eb°
Menino do Rio, calor que provoca arrepio
Dm G7 C

Tom Jobim - Águas De Março Tom Jobim

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira
É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira
É o pé, é o chão, é a marcha estradeira

Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão
É o fundo do poço, é o fim do caminho

No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma conta, é um conto
É um pingo pingando, é uma ponta é um ponto
É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando

É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada
É o projeto da casa, é o corpo na cama

É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã
São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração
É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
[atheredrum]

João Gilberto - O Barquinho

Dia de luz,
festa de sol
e o barquinho a deslizar
no macio azul do mar.
tudo é verão,
o amor se faz
num barquinho pelo mar,
que desliza sem parar,
sem intenção, nossa canção
vai saindo desse mar
e o sol beija o barco e luz,
dias tão azuis.

Volta do mar,
desmaia o sol
e o barquinho a deslizar.
a vontade de cantar
Céu tão azul,
ilhas do sul
e o barquinho é um coração
deslizando na canção.
Tudo isso é paz,
tudo isso traz
uma calma de verão e então
o barquinho vai,
a tardinha cai,
o barquinho vai.

Lulu Santos - Como uma onda Lulu Santos / Nélson Motta

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi
um dia
Tudo passa, tudo sempre
passará
A vida vem em ondas,
como um mar
Num indo e vindo
infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a
um segundo
tudo muda o tempo todo no
mundo

Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo
agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre

Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

Bridge Over Troubled Water
When you're wear-eary
Feeling small
When tears are in your eyes
I'll dry the-em all
I'm on your side
Oh when ti-imes get rough
And friends just can't be found
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

Like a bridge over troubled water
I will lay me down
When you're down and out
When you're on the street
When evenin' falls so hard
I will comfor-ort you
I'll take your part
Oh when dar-arkness comes
And pain is all around
Like a bridge over troubled water
I will lay me down
Like a bridge over troubled water
I will lay me down

Sail on silver girl
Sail on by
Your time has come to shine
All your dreams are on their way
See how they shine
Oh, if you need a friend
I'm sailing right behind
Like a bridge over troubled water
I will ease your mind
Like a bridge over troubled water
I will ease - your - mind...

Bridge Over Troubled Water (tradução)
Composição: Elvis Presley/Paul Simon

Sobre a ponte de águas turvas)
Quando você está enfraquecido, sentindo-se pequeno
Quando as lágrimas estiverem em seus olhos – eu enxugarei todas elas
Estou ao seu lado, quando os tempos se tornarem tempestuosos
E os amigos simplesmente não podem ser encontrados
Como uma ponte sobre águas turvasEu me deitarei
O, como uma ponte sobre águas turvasEu me deitarei
Quando você está “pra baixo e desligada”, quando você está nas ruas
Quando a noite “cai”, de forma tão dura, eu te confortarei
Eu assumirei sua parte, quando a escuridão vierE a dor está toda ao redor...
Sim, como uma ponte sobre águas turvas
Eu me deitarei
Oh, como uma ponte sobre águas turvas
Eu me deitareiVeleje (navegue), garota prateada,
Veleje o seu caminhoSeu tempo de brilhar chegou
Todos os seus sonhos estão a caminho Veja como eles brilham
Oh, se você precisar de um amigo….
Eu estou navegando bem atrás de vocêSim, como uma ponte sobre águas turvas, eu aliviarei sua mente
Como uma ponte sobre águas turvas, eu aliviarei sua mente....
Faz Chover (Let It Rain)
Michael Farron
Eu vejo uma pequena nuvem
Do tamanho da mão do homem
Ma esse é o sinal
Que a Tua chuva vai descer
Faz chover
Abre as comportas do céu
Se pedirmos Jesus virá
Como chuva descerá
Se pedirmos Jesus virá
então chame, então grite, então chame por ELE

Tim Maia - O Descobridor dos Sete Mares
(cifrada) Michel e Gilson Mendonça.
Intro: (Abm7 Db7)
Abm7 Db7
Uma luz azul me guia
Abm7 Eb7
Com a firmeza e os lampejos do farol
Abm7 Db7
E os recifes lá de cima
Abm7 Db7
Me avisam dos perigos de chegar
Abm7 Db7
Angra dos Reis e Ipanema
Abm7 Db7
Iracema, Itamaracá
Abm7 Db7
Porto Seguro, São Vicente
Abm7 Db7
Braços abertos sempre a esperar
Refrão:
B Abm7
Pois bem cheguei
Db7
Quero ficar bem à vontade
Gb B7 Abm7
Na verdade eu sou assim
Db7
Descobridor dos sete mares
Gb (Abm7 Db7)
Navegar eu quero
Abm7 Db
No mar a luz azul me guia... até ...a esperar
...refrão
Abm7 Db7
Uma lua me ilumina
Abm7 Db7
Com a clareza e o brilho do cristal
Abm7 Db7
Transando as cores desta vida
Abm7 Db7
Vou colorindo a alegria de chegar
Abm7 Db7
Boa viagem, Ibatuba
Abm7 Db7
Duas Maria, Leme e Guarujá
Abm7 Db7
Praia Vermelha, Ilha Bela
Abm7 Db7
Braços abertos sempre a esperar
Refrão

Príncipe das Mares
Sandy e Junior

Saio em cada entardecer
Na esperança de te ver
Correndo na areia dessa praia
Ouço a música no mar
Gaivotas par em par
Mas você nem olha
Você malha
E quanta, e quanta água
Imagino
A gente mãos dadas e você
Sussurrando em meu ouvido
Vem pra mim, só pra mim
Vem pra mim, só pra mim
(Vem, sim)
No horizonte os barcos vão
Vai também meu coração
Levando o segredo e o meu desejo
Eu procuro teu olhar
Eu queria te beijar
Mas a timidez guardou meu beijo
E quanta, e quanta água
Toda noite
Eu vejo no meu quarto
Você vir me chamar, docemente
Ninguém sabe
Que o príncipe dos mares me levou
Nos seus sonhos de aquamores
E fugimos
Atlânticos amores de um verão
E nos cantam as sereias

Rio da Vida
Kleber Lucas

Deus, eu ouço a Tua voz
Chamando o meu nome
Para entrar em comunhão
Pois tenho sede e fome
Da Tua presença
É o que mais quero ter
Da Tua presença
É o meu maior prazer
Te quero, Deus(2x)
eu não posso deixar de Te amar
Eu não posso deixar de adorar
Eu posso de desejar
Tua presença
O Pão Vivo que desce do céu
A palavra mais doce que mel
É o Teu Rio de Vida que me sustenta
Eu Te louvarei de todo coração
Mais do que o ouro e a prata
A Tua presença me basta
Te quero, Deus

João Bosco - O Mestre Sala dos Mares
E E7+
Há muito tempo nas águas da Guanabara
E/G# G° F#m
O dragão do mar reapareceu
B7
Na figura de um bravo feiticeiro
E E7 Eb7 D7
A quem a história não esqueceu
C#7 F#7
Conhecido como navegante negro
D#m7 G#7 C#m
Tinha dignidade de um mestre sala
F#7
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto, pelas mocinhas francesas
Am/C B7 E
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
D7 C#7 F#7 D#m7
Rubras cascatas jorravam das costas
G#7 C#m
Dos santos entre cantos e chibatas
C#m F#7
Inundando o coração do pessoal do porão
Am7 B7 E B7
E a exemplo do feiticeiro gritava então
E A B/A E F#m B7
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
E A B7 E
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
(D7 C#7)
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
A
Não esquecemos jamais
G° E C#7
Salve o navegante negro
F#7
Que tem por monumento
Am B7 E
As pedras pisadas do cais
B7

Lilás
Djavan

Amanhã
Outro dia
Lua sai
Ventania abraça
Uma nuvem que passa no ar
Beija
Brinca
E deixa passar
E no ar
De outro dia
Meu olhar
Surgia nas pontas
De estrelas perdidas no mar
Pra chover de emoção
Trovejar
Raio se libertou
Clareou
Muito mais
Se encantou
Pela cor lilás
Pra da luz do amor
Céu azul
Eu quero ver o pôr-do-sol
Lindo como ele só
E gente pra ver
E viajar
No seu mar
De raios

Chuva de Prata
Gal Costa

Se tem luar no céu
Retira o véu e faz chover...
Sobre o nosso amor
Chuva de Prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz
Sela o nosso amor
Basta um pouquinho de mel pra adoçar
Deixa cair o seu véu sobre nós
Oh, lua bonita no céu
Molha o nosso amor
Toda vez que o amor disser:
- Vem comigo.
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que é lindo
Pode ir fundo isso é que é viver
Cola seu rosto no meu vem dançar
Pinga seu nome no breu pra ficar
Enquanto se esquece de mim,
Lembra da canção
Toda vez que o amor disser:
- Vem comigo.
Vai sem medo de se arrepender
Você deve acreditar no que eu digo
Pode ir fundo isso é que é viver
Chuva de Prata que cai sem parar
Quase me mata de tanto esperar
Um beijo molhado de luz
Sela o nosso amor
Enquanto se esquece de mim,
Lembra da canção

Guilherme Arantes -
Deixa Chover Guilherme Arantes

Certos dias
De chuva
Nem é bom sair
De casa
Agitar
É melhor dormir
Se você
Tentou
E não aconteceu
Valeu!
Infelizmente nem tudo é
Exatamente como a gente quer
As pessoas
Sempre têm
Chance de jogar
De novo
E errar
Ver o que convém
Receber
Alguém
No seu coração
Ou não!
Infelizmente nem tudo é
Exatamente como a gente quer
Deixa chover
Ah ah ahhhhh
Deixa a chuva molhar
Dentro do peito tem um fogo ardendo
Que nunca vai se apagar
Deixa chover
Ah ah ahhhhh
Deixa a chuva molhar
Dentro do peito tem um fogo ardendo
Que nunca
Nada
Nada vai apagar

Gilberto Gil - Onda Azul Gilberto Gil

terra / coral / amar
parte mar / parte sol / parte Deus
água azul / água dia / água ardente
céu / luar / sofrer
parte nuvem / parte noite / parte só
água branca / água fria / água ausente
palma / viola / onda
parte seiva / parte forte / parte ser
água verde / água sã / água estar
peixe / morte / azul
parte sangue / parte oca / parte ter
água vermelha / água vã / água dar

Timbalada - Água Mineral

Intro: E F#m B F#m B E F#m B E C# F#m B E
Bebeu água, não!
Tá com sede, tô!
E F#m B
Olha, olha, olha, olha a água mineral
F#m B
Água mineral
E F#m
Água mineral
B E
Água mineral
C#
Do Candeal
F#m B E
Você vai ficar legal

Vinny - Na Gandaia Vinny

Na gandaia
(Vinny)
Levanta a saia
Entra na gandaia
Arrasta a sandália
Que isso aqui tá muito bom
Esse calor já tá ficando perigoso
Esse calor já tá que tá
Precisa água pra banhar
Água pra apagar essa fogueira
Precisa água pra beber
Água pra benzer a brincadeira
Essa brincadeira ainda vai dar o que dizer

Vanessa da Mata - A Força Que Nunca Seca Chico Cesar e Vanessa da Mata

JÁ SE PODE VER AO LONGE
A SENHORA COM A LATA NA CABEÇA
EQUILIBRANDO A LATA VESGA
MAIS DO QUE O CORPO DITA
QUE FAZ O EQUILIBRIO CEGO
A LATA NÃO MOSTRA
O CORPO QUE ENTORTA
PRA LATA FICAR RETA
PRA CADA BRAÇO UMA FORÇA
DE FORÇA NÃO GEME UMA NOTA
A LATA SÓ CERCA NÃO LEVA
A ÁGUA NA ESTRADA MORTA
E A FORÇA NUNCA SECA
PRA ÁGUA QUE É TÃO POUCA

Gal Costa - Azul Djavan

Eu não sei se vem de Deus
Do céu ficar azul
Ou virá dos olhos teus
Essa cor que azuleja o dia
Se acaso anoitecer
Do céu perder o azul
Entre e o mar e o entardecer
Água marinha vá na maresia
Buscar ali
Um cheiro de azul
Essa cor não sai de mim
Bate e finca pé
A sangue de rei
Até o sol nascer amarelinho
Queimando mansinho
Cedinho, cedinho, cedinho
Corre e vai dizer pro meu benzinho
Não dizer assim
O amor é azulzinho

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates