• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Acróstico

Uma forma de texto simples de ser trablahda é o acróstico. Fácil de Usar. pode ser feito com qualquer palavra. Geralmente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental I usamos o acróstico formado com as letras do nome do aluno. Experimente, é uma forma diferente e divertida de criar textos ou frase.

Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Acróstico)

Um bom exemplo de Acróstico do Dia das Mães é o poema de Myrtes Mathias.


Mãe Querida

Myrtes Mathias

M - Muitas flores, muita festa nessa data singular,
para alegrar a mamãe, rainha do nosso lar.

A - Antes de tudo no mundo o meu coração
me diz que 0 meu maior tesouro e mamãe que me faz feliz.
E - Ela e a melhor amiga
que a gente tem nesta vida,
por isso e que amo tanto a mamãezinha querida.


Q -Queria ser uma fada com varinha de condão
para dar 0 mundo inteiro a mamãe do coração.

U - Uma rosa com amor quero hoje oferecer
a mamãe que tudo faz pra me ensinar a viver.
E - Eu bem queria comprar um presente grande assim
para dar hoje a mamãe que cuida tão bem de mim.
R - Rogo ao Papai do Céu muita paz, muita alegria para mamãe
que amo dia e noite, noite e dia.
I - Impossível agradecer num dia assim somente
a quem todo dia trabalha pra fazer feliz a gente.
D - Dentro do meu coração há um cantinho especial onde mora mamãezinha,
minha amiga sem igual.
A - Agradeço ao Pai do céu sua bondade sem fim:
a melhor mãe que Ele fez deu inteirinha pra mim ...

1 comentários:

Anônimo disse...

E=elegante
L=inda
A=amiga
N=nobre
E=entelingente

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates