• SEJA BEM - VINDO!

  • VOLTE SEMPRE!

  • PAULO FREIRE

  • EMÍLIA FERREIRO

  • JEAN PIAJET

  • ANÍSIO TEIXEIRA

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Professores podem se inscrever para capacitação do Novo Telecurso

Professores podem se inscrever para capacitação do Novo Telecurso
A capacitação do Programa Autonomia é dirigida aos professores DOC I que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, em qualquer disciplina. Quem já se inscreveu nas unidades escolares, não precisa se cadastrar novamente.
A formação dos professores terá início no dia 9 de fevereiro em quatro pólos no estado do Rio de Janeiro.

O início das aulas, com os alunos, está marcado para o dia 3 de março. O trabalho será de 24h semanais, sendo quatro horas diárias em turma e quatro de planejamento, distribuídas em cinco dias da semana. Para atender às exigências do programa, o professor de 16h deve complementar a carga horária com oito tempos de GLP, que são as horas-extras.

Na primeira fase, devem ser beneficiados 70 mil estudantes. Cada classe será formada por cerca de 30 alunos, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 17 para o Ensino Médio.

O gerente do projeto na SEEDUC, Antonio José Vieira de Paiva Neto, conta que todo o processo de elaboração do projeto foi acompanhado por equipes técnico-pedagógicas da Secretaria de Educação e da Fundação Roberto Marinho e vai atender às demandas da rede estadual fluminense.

- O diferencial é que cada docente vai orientar e mediar tarefas em diversas áreas do conhecimento, e o aluno terá a chance de participar ativamente.

As salas de aula serão equipadas com TV e DVD. Com o sistema de módulos, o aluno do Ensino Fundamental vai poder completar a etapa em um ano e o de Ensino Médio, em 18 meses. Durante o curso, os estudantes também terão acesso a programas e livros de Artes Plásticas, Música, Teatro, Filosofia e Sociologia.

- Tudo será construído coletivamente, desde o planejamento até a avaliação de todo o processo. Alunos, professores, equipe técnico-pedagógica vão trabalhar em conjunto - complementa Rosana Mendes, coordenadora de Ensino de Jovens e Adultos.

O projeto
De acordo com a realidade de cada Estado, o projeto recebe um nome que seja representativo de sua cultura.
No Estado do Rio de Janeiro, o nome do projeto surgiu da fusão da Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e do samba de Cartola intitulado “Autonomia”, que fala sobre a volta da liberdade.

Inscrição
Cadastro de Professores para Projeto Autonomia: <http://www.educacao.rj.gov.br/Cadastro_Projeto_Autonomia/index.aspx>

Disponível em SEEDUC: <http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx>
Acesso em 02-02-2009 às 23 h

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por participar!
Seu comentário será moderado e logo que possível, publicado.

 

by Elaine Pacheco Copyright © 2010 Blogger Templates